A Inclusão Financeira por meio de Plataformas Digitais experiências de países emergentes e análise do estado da arte no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Isadora Formenton Vargas
Nicolas Peixoto dos Santos

Resumo

O número de desbancarizados em países em desenvolvimento ainda é muito alto em comparação com os países desenvolvidos. Diversos prejuízos causados por esse fenômeno podem obstar o aperfeiçoamento inclusivo de economias. A partir dessa justificativa de pesquisa, busca-se identificar não só medidas implementadas por alguns países que representam o maior número de desbancarizados no mundo, tais como China, Índia e Quênia, como também os efeitos promovidos à inclusão financeira, especialmente por intermédio das plataformas digitais. Após, será analisado o Brasil, identificando-se semelhanças e diferenças com os demais países, além dos respectivos efeitos no cenário atual da economia. A hipótese de pesquisa consiste na eficiência das plataformas digitais ao combate dessa desigualdade.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nicolas Peixoto dos Santos, UFRGS

Nicolas Peixoto dos Santos

Pós-graduado em Economia e Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Sistemas de Informação na Universidade do Vale dos Sinos. Gerente de Produto na Warren Brasil.