Bitcoin e o Sistema Financeiro Internacional: a busca por um modelo regulatório do ciberespaço

Conteúdo do artigo principal

Lucelaine dos Santos Weiss Wandscheer
Bruno Bastos de Oliveira
Marisa Rossignoli

Resumo

O sistema financeiro internacional sofreu um grande abalo em suas estruturas com a crise norte-americana de 2007/2008. Como reflexo da crise do modelo econômico vigente,  foram desenvolvidos, entre 2007 e 2009, o Bitcoin e o sistema subjacente Blockchain como alternativas ao sistema internacional centralizado e dependente do dólar, por um modelo que, pelo design da rede de computadores é por natureza descentralizado (arquitetura peer-to-peer) e de caráter autônomo. Neste estudo, foi realizada pesquisa sobre a estrutura regulatória do sistema financeiro (Acordos de Basileia), bem como da regulação por arquitetura proposta por Reindenberg. Por fim, pesquisou-se sobre o Bitcoin e o Blockchain. O método dedutivo foi adotado para realização da pesquisa bibliográfica utilizando-se de autores nacionais e estrangeiros, artigos e notícias sobre o tema. Conclui-se que o Bitcoin continua sem regulação própria e, no atual modelo do Blockchain, incompatível para uso em pequenas transações, pois elas são validadas a cada dez minutos no bloco. Por outro lado, esse modelo apresenta-se com grande vantagem competitiva em transações internacionais.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucelaine dos Santos Weiss Wandscheer, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutoranda em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada e professora do curso de Direito da Faculdade Educacional de Medianeira/UDC Medianeira.

Bruno Bastos de Oliveira, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutor em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Marília – SP. Advogado e Consultor Jurídico com especialidade na área econômica e fiscal.

Marisa Rossignoli, UNIMAR-SP

Graduada em Ciências Econômicas - UNESP Araraquara, Mestre em Economia PUC-SP e Doutora em educação - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP - SP.

Docente do Programa de Pós Graduação em Direito da UNIMAR-SP ministrando disciplinas de Direito e Economia (mestrado) e Estado, Regulação e Desenvolvimento (Doutorado).

Delegada Municipal do Conselho Regional de Economia para o Município de Marília - SP