O Direito de Remessas Familiares Transnacionais Eficientes e Seguras: desafios à governança global migratória

Autores

  • Bianca Guimarães Silva Universidade de Brasília
  • Thiago Paluma Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.58766/rpgbcb.v15i1.1111

Resumo

As transferências financeiras transnacionais feitas por trabalhadores migrantes aos seus familiares nos países de origem geram impactos microeconômicos e macroeconômicos. Em que pese a relevância interdisciplinar do assunto, a regulação das remessas transnacionais ainda é pouco explorada pelo Direito Internacional. Apesar de o direito de remessas seguras e eficientes ser garantido pelos artigos 32 e 47 da Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, ainda há lacunas na implementação dessa garantia em razão da ausência de consenso entre os países sobre a temática migratória. Nesse contexto, o presente artigo visa analisar meios de efetivação desse direito. Utilizou-se do método dedutivo por meio de fontes documentais, bibliográficas e estatísticas produzidas por terceiros. Concluiu-se, portanto, que é necessário assegurar os direitos consumeristas aos migrantes como consumidores hipervulneráveis, melhorar a infraestrutura financeira e estabelecer marcos regulatórios sobre as remessas financeiras. A efetivação dessas práticas clama pela governança global e pelo uso de ferramentas de diálogo como os acordos cooperacionais multilaterais (hard law) da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado e dos instrumentos de soft law do sistema universal.

 

Biografia do Autor

Bianca Guimarães Silva, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora bolsista no projeto de aplicação de Inteligência Artificial no TRF1 (ALEI/AI.LAB/UnB), fomentada pela FINATEC. Membro dos grupos Crítica & Direito Internacional (C&DI/UnB) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/UFU). Advogada OAB/MG.

 

Thiago Paluma, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. Doutor em Direito Internacional pela Universitat de Valencia. Co-Coordenador da Rede de Pesquisa em Processo Civil Internacional. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI) e da Asociación Americana de Derecho Internacional Privado (ASADIP).

       

Downloads

Publicado

2021-10-18