O Direito de Remessas Familiares Transnacionais Eficientes e Seguras: desafios à governança global migratória

Conteúdo do artigo principal

Bianca Guimarães Silva
Thiago Paluma

Resumo

As transferências financeiras transnacionais feitas por trabalhadores migrantes aos seus familiares nos países de origem geram impactos microeconômicos e macroeconômicos. Em que pese a relevância interdisciplinar do assunto, a regulação das remessas transnacionais ainda é pouco explorada pelo Direito Internacional. Apesar de o direito de remessas seguras e eficientes ser garantido pelos artigos 32 e 47 da Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, ainda há lacunas na implementação dessa garantia em razão da ausência de consenso entre os países sobre a temática migratória. Nesse contexto, o presente artigo visa analisar meios de efetivação desse direito. Utilizou-se do método dedutivo por meio de fontes documentais, bibliográficas e estatísticas produzidas por terceiros. Concluiu-se, portanto, que é necessário assegurar os direitos consumeristas aos migrantes como consumidores hipervulneráveis, melhorar a infraestrutura financeira e estabelecer marcos regulatórios sobre as remessas financeiras. A efetivação dessas práticas clama pela governança global e pelo uso de ferramentas de diálogo como os acordos cooperacionais multilaterais (hard law) da Conferência de Haia de Direito Internacional Privado e dos instrumentos de soft law do sistema universal.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bianca Guimarães Silva, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora bolsista no projeto de aplicação de Inteligência Artificial no TRF1 (ALEI/AI.LAB/UnB), fomentada pela FINATEC. Membro dos grupos Crítica & Direito Internacional (C&DI/UnB) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI/UFU). Advogada OAB/MG.

 

Thiago Paluma, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. Doutor em Direito Internacional pela Universitat de Valencia. Co-Coordenador da Rede de Pesquisa em Processo Civil Internacional. Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI) e da Asociación Americana de Derecho Internacional Privado (ASADIP).