Open Banking, Big Data e Inteligência Artificial: como tudo está conectado na regulação de um sistema financeiro e de pagamentos movido a dados?
DOI:
https://doi.org/10.58766/rpgbcb.v16i1.1163Resumo
As atividades financeiras são intensivas no uso de informação para o oferecimento de seus produtos e serviços. No entanto, somente parte das informações processadas geram insights que se transformam em produtos e serviços financeiros mais eficientes, baratos e adequados às necessidades da sociedade. Assim, o Open Banking surge como uma proposta de solução regulatória e do próprio mercado para permitir o compartilhamento de dados ou de serviços entre as instituições participantes, desde que autorizadas pelos seus clientes. Além disso, o Open Banking se apresenta como catalisador de relevantes transformações no sistema financeiro, entre elas a disseminação do uso de inteligência artificial, o que levanta questionamentos se a atual regulação e a Lei Geral de Proteção de Dados oferecem guarida para os titulares de dados em relação aos possíveis riscos do tratamento algorítmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Deed - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional - Creative Commons