A Cooperação Tributária Internacional no Combate aos Paraísos Fiscais

Conteúdo do artigo principal

Bárbara Thaís Pinheiro Silva
Lucas Narciso Pimenta Ricardo
Daniel Augusto Arouca Bizzotto

Resumo

Os paraísos ficais ainda são usados extensivamente como forma de escapar da tributação. A Cooperação Internacional em matéria tributária, nesse caso, é um instrumento essencial para o combate a tal prática, que leva à diminuição do financiamento da máquina estatal. Sendo assim, a presente pesquisa tem por escopo investigar a importância da Cooperação Internacional, por meio da atuação da OCDE, no combate contra os paraísos ficais. Diante disso, o trabalho em tela analisará: (i) a evolução do Direito Tributário Internacional; (ii) a preocupação internacional em assegurar a regulamentação correta do comércio, razão pela qual se justifica a busca pela cooperação na área tributária com o fim de combater a prática ilícita dos Paraísos Fiscais; (iii) a maneira pela qual a OCDE se tornou o fórum multilateral de debate tributário.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucas Narciso Pimenta Ricardo

Mestrando em Direito do Comércio e Investimento Internacional (TRAIL+ Programme) no World Trade Insittute, centro de excelência da University of Bern (Suíça).

Daniel Augusto Arouca Bizzotto

Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2011). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2007). Atuou como Professor Assistente da PUC Minas, no Bacharelado em Direito e no Programa de Pós-graduação em Direito, Latu Sensu. Tem experiência na área Direito, com ênfase em Direito Público.