Instituições Financeiras Enquanto Litigantes Habituais: uma análise crítica sobre suas vantagens competitivas no atual cenário de grande litigiosidade bancária

Conteúdo do artigo principal

Vitor Gonçalves Machado
Ricardo Goretti Santos

Resumo

As instituições financeiras são as principais litigantes habituais no âmbito privado do Poder Judiciário brasileiro. Assim, a presente pesquisa busca identificar as causas e os efeitos produzidos pelas vantagens competitivas das instituições financeiras enquanto litigantes habituais, com o propósito de verificar se tais vantagens podem ser consideradas como obstáculos à efetivação do direito fundamental de acesso à justiça de consumidores dos serviços bancários. Utiliza-se, para tanto, a teoria de Marc Galanter sobre a tipologia das partes, exposta no primeiro capítulo. No desenvolvimento do texto, busca-se atribuir respostas para dois problemas de pesquisa, que assim foram formulados: quais vantagens competitivas são obtidas por instituições financeiras, em decorrência da condição de litigantes habituais que ocupam no Poder Judiciário brasileiro? Dentre as vantagens competitivas obtidas, quais devem ser consideradas violadoras do direito fundamental de acesso à justiça de consumidores dos serviços bancários? Dados do Conselho Nacional de Justiça e outras pesquisas revelam a considerável participação dessas instituições na crescente litigiosidade em nosso país, números estes que serão apresentados no segundo capítulo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vitor Gonçalves Machado, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Mestre em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pós-Graduado em Direito do Estado e em Ciências Criminais pela Faculdade Anhanguera/Rede LFG. Membro do Grupo de Pesquisa "Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional" da FDV. Foi professor substituto do Departamento de Direito da Ufes e professor dos cursos de Pós-Graduação da Fadileste/MG. Advogado do Banco do Estado do Espírito Santo.

Ricardo Goretti Santos, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutor, mestre, especialista em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); graduado em direito pela FDV; diretor acadêmico da FDV; professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV – Mestrado e Doutorado; professor de Resolução de Conflitos dos Cursos de Graduação e Especialização em Direito da FDV; líder do grupo de pesquisa Políticas Judiciárias e Desjudicialização do PPGD/FDV; advogado.