A Relação entre o Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional em Perspectiva Jurídica: da conta-movimento e do orçamento monetário ao regime de autonomia

Conteúdo do artigo principal

Leandro Maciel do Nascimento

Resumo

O trabalho apresenta, em perspectiva jurídica, um panorama recente do relacionamento entre autoridades fiscais e monetárias no Brasil. Inicia-se com a criação do Banco Central do Brasil (BC), em 1964, e a confusão de atribuições com o Banco do Brasil (BB). São abordadas também questões relativas ao orçamento monetário, à conta-movimento e à dívida pública. Indica-se a relação entre a crise econômica no começo dos anos 1980 e as reformas na estrutura das finanças públicas brasileiras no período, como a criação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a unificação dos orçamentos, o fim da conta-movimento, a criação da Conta Única, a constitucionalização do BC e a separação de competências entre STN, BB e BC. São expostas alterações normativas no relacionamento entre BC e STN, no período de estabilização inflacionária após o Plano Real (1993/1994). São abordadas as grandes crises econômicas internacionais do século XXI e seus impactos sobre a regulação do relacionamento entre bancos centrais e tesouros. No Brasil, os pontos relevantes foram: o aumento (e manutenção) das reservas internacionais e o aumento da autonomia operacional do BC.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leandro Maciel do Nascimento, Universidade de São Paulo USP

Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); pesquisador do grupo “Orçamentos Públicos: Planejamento, Gestão e Fiscalização”, vinculado à Faculdade de Direito da USP; procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Piauí.