Imputação em Pagamento no Código Civil: estrutura e função a partir do direito de pagar do devedor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58766/rpgbcb.v18i2.1231

Resumo

O artigo discute o regramento da imputação do pagamento no Brasil e tem como objetivo compreender a função do instituto para, a partir dela, determinar seu regramento no que diz respeito à ordem de imputação. Para esse fim, foi utilizado o método de análise textual-discursiva por meio de pesquisa bibliográfica, buscando mapear os principais materiais sobre imputação do pagamento desde o Código Civil de 1916. Conclui-se que a imputação não é uma forma especial de pagamento, mas sim um instrumento que objetiva organizá-lo. Considerando que o devedor possui especial interesse no pagamento, verificou-se que, uma vez que o devedor não exerça seu direito à imputação, esta não passa a ser direito do credor, mas sim se torna um negócio jurídico entre ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Silveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Advogada atuante na área de direito securitário. Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2026-02-03

Como Citar

Silveira Siqueira, F. (2026). Imputação em Pagamento no Código Civil: estrutura e função a partir do direito de pagar do devedor. Revista Da Procuradoria-Geral Do Banco Central, 18(2). https://doi.org/10.58766/rpgbcb.v18i2.1231